Quarta, 13 Dez 2017
Tambores
Tambores da Fazenda PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrador   
Sex, 06 de Maio de 2011 21:36

 

 

 


A história do grupo de percussão Tambores da Fazenda está ligada ao Projeto Guri, que iniciou suas atividades em 2007. Os professores Evaldo (violão) e Samuel (percussão), lecionavam e incentivaram a formação do grupo Tambores da Fazenda, desde o início das atividades do Projeto, lecionando as manifestações ligadas a tradição afro-brasileira, pois trata-se de um grupo formado por quilombolas. O projeto Guri teve duração de um ano e meio, encerrando suas atividades em julho de 2008.

 

Mesmo sem o projeto Guri, os Tambores da Fazenda continuaram ensaiando sem professores, fortalecendo o conjunto e se desenvolvendo cada dia mais.
Durante esses poucos anos de existência do grupo foram inúmeras as apresentações que o grupo realizou na própria comunidade, em comunidades vizinhas e em outras cidades, como São Paulo.
Atualmente, o grupo conta com 16 tocadores e 8 dançarinas. O grupo, junto com o "ô de casa" compõem as principais expressões musicais da comunidade, tendo com isso todo o apoio dos outros moradores do Quilombo da Fazenda. Além disso, o grupo representa mais um elemento na luta da comunidade pelo seu reconhecimento enquanto comunidade quilombola e continuação da cultura afro-brasileira.
O grupo possui um repertório construído nas músicas de nossa cultura popular, e apresenta os ritmos ligados tanto a tradição local como a afro-brasileira. Entre esses ritmos estão o afoxé, o coco, o jongo e algumas músicas e danças do fandango caiçara.
 


alt

alt


 

 

Última atualização em Qui, 21 de Fevereiro de 2013 13:34